Friday, April 24, 2009

Como fazer trailers - Exemplo

O "trailer" de cinema (chamemos-lhe aqui "antecipador" à falta de melhor termo em português) consiste numa técnica de publicidade pensada de forma a deixar no espectador a vontade de ver um filme, incutir nele um desejo incontrolável de o ver imediatamente, saindo mesmo da sala onde se vai ver o filme para o qual se pagou e ir de forma selvática para a rua à procura de sítios que exibam o filme apresentado no trailer, que, tortuosamente, só estreia daí a 4 meses.

A elaboração do "antecipador" é uma forma de arte em si própria, e pode vender um filme medíocre em algo altamente apetecível de visionar, ou reduzir um filme excelente a algo que se deixa para ver na televisão daí a uns anos, ou não ver de todo.

Apresento aqui dois trailers para um mesmo filme que se avizinha, baseado numa famosa série de ficção científica já com larga tradição. Quero que observem a diferença de um trailer para outro, vendo o efeito de venda que este vos causa.

Caso de estudo - Star Trek:

Comentários em tempo real:
0:10: Eh lá, olha o novo fast and furious
0:20: porque é que ele vai na direcção do abismo?
0:33: UM PUTO? que... será o novo Spy Kids? Mal empregadinho carro... a que propósito é que ele o atirou ribanceira abaixo??
0:40: um robot? é mesmo o Spy Kids
0:44: James Tiberius Kirk? parece importante
1:04: um actor que veio dos morangos, conversa genérica de és altamente e tal. um efeito especial que não se percebe o que é no fundo. blah
1:18: ah é o star trek. mas aqueles actores parecem caricaturas, será o novo Scary Movie?
1:30: olha são os chefes da nave, e estão a discutir! porque são jovens e rebeldes, vão ser grandes amigos mas ainda não
1:44: "Apertem os cintos!" este comandante é um bocado labrego
1:53: "A espera terminou..." este será o vilão? Parece amigável
2:00: é o Star Trek... pois parece-me que a cena dos Borg era um bocadito mais prometedora. Depois pirateio isto

Mais tarde saiu um outro trailer. Facilmente se observa um melhoramento relativamente ao anterior:

0:15: eia o rapaz tá todo fodido! andou à porrada num bar? já limpa um pouco o sabor a Morangos
0:30: olha é o senhor que está a dar um ralhete ao rapaz que andou à porrada
0:33: "O teu pai foi capitão de uma nave durante 12 minutos. Salvou 800 vidas, incluindo a tua" (mostram a nave a explodir debaixo de ataque e simultaneamente uma mulher a dar à luz o rapaz que anda à porrada em bares) "Atreve-te a fazer melhor. Inscreve-te na Frota Estelar". Estes 10 segundos venderam-me o filme, agora tenho de ir ver. Vários assuntos que vão directos ao cerne masculino de qualquer indivíduo. E a música ajuda.
0:55: Saltar de para-quedas do espaço para uma plataforma muito acima do deserto... nice
1:03: "Esperei por este dia toda a minha vida" parece-me que o vilão afinal já é mais ameaçador
1:08: aquilo é um planeta a ir com o crlh? o gajo é fdd! fdx!!
1:19: "não temos capitão, nem 1º oficial que o substitua. -temos sim" há que ter tomates, ainda ontem andei á porrada e hoje tenho de estar à altura para levar esta gente a bom porto, porque acredito que sou o gajo aqui que o vai conseguir fazer (FUCK YEAH)
1:40: montagem marada, efeitos marados, música ÉPICA
1:41: "MILF MILF"
1:52: "DISPAREM TUDO!!!!11", parece-me uma frase a guardar, e a dizer no dia a dia, e uma a ficar para os anais das frases de cinema.
2:04: e de facto, a saudosa Enterprise a levar com tudo o que foi disparado (ainda vai disparando uns lasers para se ir safando, mas chegará? TENHO DE VER PARA SABER)


Este "antecipador" é tão épico que o filme dificilmente lhe fará juz!
- Acontece tudo. Nascem crianças, destroem-se planetas, cenas de amor, treino dos rapazes na academia, o vilão dispara tudo. O filme deve durar 8 horas para ter este conteúdo todo.
- Temas de homem: estar à altura dos feitos dos pais, participar em algo maior, enfrentar os maus, ser-se movido por impulsos fortes, coragem para sentar na cadeira do comandante de uma nave espacial com TORPEDOS DE FOTÕES + RAIOS LASER.
- Música altamente. Esta música É ALTAMENTE!!!1

Ficam aqui então estes exemplos de dois "antecipadores" que provocam diversos impulsos de ir ver o filme.

1 comment:

A said...

uma análise ciêntifica a trailers de um filme de ficção ciêntifica. coicidência? acho que não!

opá o segundo trailer para mim ganhou logo na parte do logótipo da spyglass coisa que faltou no primeiro trailer e, parecendo que não, é o que une toda a narrativa.