Monday, December 05, 2011

Acordo Hortográphico

Decidir ir à Internet para verificar se o termo "esporra" ainda era utilizado como sinónimo de esperma, ou se teria passado de moda e sido substituído por outra palavra mais recente (estava a fazer isto como pesquisa para a ficção ordinária que escrevo nos tempos livres, vede Casa dos Contos).

Nesta pesquisa encontrei um recurso de valor incalculável para a Língua Portuguesa, o "Dicionário de Calão", desenvolvido por cientistas portugueses, onde esclareci a minha dúvida (e passo a citar: "sémen; sinónimos: esporra, langonho/langonha, nanha, beita". Pensava que era "nhanha" e "meita". Estamos sempre a aprender!)

Se quiserem fazer o download em PDF, está aqui. Recomendo que estudem o documento, introduzam alguns do termos no vosso vocabulário quotidiano, e tornem a vossa vida mais interessante!

2 comments:

A said...

tirei isto de lá e espero que isto vos leve a corrigir a forma como vos dirigis às boas pessoas do norte.

morcão
sin onimos: chato
e um: insecto
pessoa muito lenta que se n~ao mexe e sem ini-
ciativa
sin onimos: sonso; pastel; lesma; cromo; papa-
açorda

o-karamelo said...

Pois quem se refere aos nortenhos com esse nome está a cometer um anacronismo falacioso: "morcão" foi um termo popularizado pelo famoso artista judeu Hermann Joseph circa 1998 no programa "Herman Enciclopédia", em que desempenhava um engenheiro do Norte (parodiando alguma figura pública que actualmente se encontra arguida num caso de corrupção), e que chamava "morcõe" a pessoas *não-Nortenhas*. O povão como é burro percebeu tudo ao contrário e passou a chamar aos fajozenses e vizinhos "morcãoe". Obrigado pela importante correcção, vai ajudar a corrigir esta injúria.