Friday, October 20, 2006

O *


A internet introduziu na sociedade actual vários fenómenos. Um deles foi a escrita simbólica. Estou a falar de mensagens do tipo ":):):) tnh mtax xudades tuax kiduxo amt mt mt jokas KIKAS91*****".

No passado, este tipo de escrita apenas se vislumbrava nos cadernos dos estudantes universitários, que tomavam os seus apontamentos nas aulas teóricas à velocidade sub-sónica, quando os professores eram demasiado importantes para se preocuparem em usar acetatos ou material de referência nas aulas. Se não recorressem a esta técnica de escrita, seria impossível ter todo o material de estudo para passarem à cadeira, e nunca concluiriam o curso, vendo-se obrigados a desistir e mais tarde tornarem-se delegados de propaganda médica.

Curioso é que muitas destas pessoas, que de certa forma foram os percursores ideológicos deste fenómeno, hoje criticam os filhos por estes informarem que "hj n vnh jantar n sei qd volto p casa amt mto papa ***jokitax*** aNa:PiNk:SkYs" recorrendo a esta escrita. Como a memória nos trai, por vezes... (este último assunto propulsionaria longas divagações noutros blogs mais sérios. Porém, aqui não. s quiserem vão ler poesia ou o crlh pa outro lado)

Esta escrita foi criada pela InterNet e rapidamente se espalhou ao fenómeno social chamado "telemóvel", uma das mais importantes ferramentas de demonstração de status actual, simultaneamente nas vertentes económicas, estéticas, e sociais do indivíduo.

Gostaria de chamar a atenção para um elemento particular deste fenómeno: o *. Símbolo do ósculo, desde fraternal cumprimento familiar, passando por platónico símbolo de afectividade, até ao principal elemento de comunicação (por vezes simultaneamente verbal e não verbal) da promíscua geração morangos (e passado por toda a gama de mal-entendidos, propositados ou não, que se pretenda gerar com o seu uso).

Mas observemos agora atentamente este símbolo:

*

Facilmente nos apercebemos de uma curiosa propriedade sua.

É um símbolo que originalmente pretende retratar uma interacção, um carinhoso gesto formado principalmente com os lábios. No entanto, e como já puderam observar, ao invés de retratar esse sentimento, é algo que tem uma extraordinária semelhança com o músculo anelar que separa o interior do nosso corpo do mundo exterior, que se situa no extremo oposto da boca, na face posterior do nosso corpo: sim meus amigos, estou-me a referir ao ânus.

Ironia! então que, ao estarmos então a mimar os nossos entes queridos, ou a apenas a curte da noite de sexta passada, lhes estejamos a enviar muitos anûs com todo o nosso amor. Trata-se de uma das idiossincrasias deste mundo do hoje...



Muitos **** para os meus fiéis leitores.

No comments: