Thursday, June 25, 2009

Literatura + Zombies

Livros alterados de forma a que a história se desenrole durante um apocalipse zombie (que no português do Brasil se diz "zumbi"). Tentem imaginar como seriam:

100 Anos de Zombies: assistimos à história de uma família ao longo de 100 anos da sua existência, que coexiste entre a solidão, a história da sua aldeia e o sobrenatural, sendo assombrada pelos fantasmas dos seus antepassados falecidos. Um dia, a chegada dos novos meios de transporte traz consigo a destruição da aldeia: uma invasão de zombies, que lentamente infectam os habitantes da aldeia. A família Buendía – Iguarán refugia-se no seu solar, onde defendem o nome da sua família da imparável horda de zombies, até ás ultimas consequências.

Memórias de um Zombie: a pobre Sayuri é vendida em criança a uma casa de gueixas, e assistimos à sua vida de dedicação a esta glamorosa porém dura vida, até ao ponto em que despoleta a 2ª Guerra Mundial, e uma experiência científica nazi mal-sucedida causa uma pandemia de zombies que atacam a sua casa. As gueixas procuram então as antigas armas samurai há muito guardadas, e defendem a sua honra e forma de vida dos ataques dos sedentos monstros, na qual se destaca Sayuri por manter uma extraordinária feminilidade e respeito aos costumes culturais, durante os brutais combates com aqueles que, tendo sido no passado distintos homens de negócios e seus clientes, agora apenas têm um propósito: devorar cérebros.

Z de Zombie: um misterioso, inteligente e perigoso anarquista intitulado Z planeia o derrube do governo britânico, que sob o clima de desconfiança e medo global se tornou totalitário, e que após um ataque terrorista que transformou todos os seus elementos em zombies, aterroriza a sua população com manobras de manipulação e intimidação. Z combate os zombies com cultura, lições de moral, Tchaikovski e explosivos.

Zombie Mecânico: Alex é o líder de um gangue de jovens que tiram prazer da violência, destruição e perversão, até que um dia, uma bem-intencionada experiência do governo com vista a reintegrar delinquentes na sociedade provoca uma epidemia de zombies que deixa destruição no seu rasto. Alex e os seus amigos lutam agora, ao som de Beethoven, para salvarem o que resta daquilo que antes odiavam.

Anjos e Zombies: uma conspiração da Igreja Católica desperta um terrível segredo que uma sociedade secreta procurava manter enterrado para sempre: um apocalipse zombie. Robert Langdon e Vittoria Vetra refugiam-se no Vaticano, terreno sagrado onde o combate final terá lugar.

Harry Potter e o Príncipe Zombie: neste capítulo final da saga de Harry Potter, Voldemort no seu último suspiro lança um feitiço sobre o mundo dos Muggles que os transforma a todos em Zombies, que se lançam-se sobre as escolas de magia, onde pressentem que se reúnem os restantes cérebros frescos, resistentes ao feitiço. Veremos a batalha entre os jovens heróis mágicos em Hogwarts e as hordas de zombies sedentos de carne.


{post produzido após discussão ideológica com o A e a LC}

9 comments:

Anonymous said...

Proponho um novo título que me parece também bastante sugestivo: "O Zombie no País das Maravilhas".

Quem sugere o próximo título? :D

o karamelo said...

É um título de tal maneira sugestivo que não resisti e escrevi a sinopse:
"O Zombie no País das Maravilhas: meses após o acontecimento do apocalipse zombie, começam a escassear os meios de subsistência para os zombies, dado que consumiram a maioria da humanidade, ou os converteram inadvertidamente para o seu lado. Um zombie esfomeado avista um coelho que foge assustado e se esconde debaixo da raíz de uma estranha árvore. O zombie lança-se em perseguição do coelho, lançando-se para dentro da toca do coelho, mas vê-se lançado num mundo que não esperava, caindo num poço inundado de fenómenos sobrenaturais, e ao atingir o fundo, apercebe-se que está num novo mundo, governado por uma Rainha de Copas e o seu exército de soldados-carta, com Gatos sorridentes, ovos que andam em cima de muros, Chapeleiros Loucos que lancham no meio da floresta e lagartas fumadoras. Apercebe-se então das possibilidades gastronómicas deste novo lugar, e no fundo do seu cérebro desmorto, acende-se algo semelhante a uma emoção de um longínquo passado, quando ainda existia vida, algo semelhante a um sorriso..."

A said...

o zombie no país das maravilhas é o meu preferido! é a primeira história de zombies que traz uma mensagem de esperança.

A said...

outra ideia seria o novo testamento e zombies! em que o lázaro acabava por ele se transformar num zombie! tal como jesus, ao terceiro dia.

A said...

o anti-zombie.
zombies em tempos de cólera.
quem mexeu no meu zombie?
zombie e hobbes.
dona flor e seus dois zombies.
zombie cravo e canela.
crime e castigo e zombies.
as cidades e as serras e os zombies.
etc e zombies...

Nawita said...

Memórias dum zombie seria fenomenal, tem tudo o que gosto, mulheres a cortar cabeças de zombies, katanas, lutas previamente orquestradas e claro vestidos e maquilhagem soberbos. A gueixa que salva o mundo! Ai se as feministas metem a mão neste livro…

tiagugrilu said...

E para quando uma sinopse do Brokeback Zombie?

o karamelo said...

Tantas boas ideias! Em breve colocarei as sinopses das sugestões aqui apresentadas.

"Zombies e esperança" dava um título de um livro com muito potencial. "Zombies e feministas" também, há uma miríade de possibilidades a explorar nesse filão de ficcionalidade.

o karamelo said...

...e claro, Brokeback Zombie, o amor nas montanhas entre dois seres humanos, perseguidos pela sociedade (de zombies) na sua vida normal devido às escolhas que fizeram (em não serem zombies).